quinta-feira, 10 de setembro de 2009

e-mail do Tesser (parcial) de Ascurra - Ref. Conesb



Boa Tarde, amigo ex-aluno LAÉRCIO.

Escrevo-lhe para manifestar a minha alegria em parabenizá-lo pela importante representação que fizeste como ex-aluno do Sul.
LAERCIO ficou conhecido nacionalmente como “o Blog”.
Obrigado de coração. Sua presença em nosso meio fará o grupo ficar cada vez mais significativo.



Tesser (Ascurra)

===================================================================================
Explicando a minha participação no VII CONESB EM BH - MG.
QUERO AGRADECER ESTA OPORTUNIDADE A TODOS ORGANIZADORES E CONFESSO que rememorei muito o tempo de seminário em Ascurra nos idos anos de 1959 até 1963, pois lá cursei o admissão ao ginásio, primeiro, segundo, terceiro e até o meio do quarto ano ginasial.
Nesta data de 1963 em agosto, o Pe. (sdb) Virgínio Fistarol, aconselhou meus pais, por carta, a me buscarem do seminário, pois dizia ele, que tinha perdido a vocação sacerdotal.
Agora, decorridos algumas décadas, compreendi e analisei o motivo daquele ato e o que algumas pessoas, naquela época consideravam o que era a tal de "vocação ao sacerdócio religioso". ESCREVI UM TEXTO E ESTÁ NESTE BLOG E EM OUTROS LOCAIS VIRTUAIS, SOBRE ESTE TIPO de felicidade na FÉ.
http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1803541
Felicidade Espiritual e
FELICIDADE TRANQUILA
até a nossa senilidade.

Pe. Décio Bona foi um dos poucos, da minha turma original de 1960, em Ascurra, que foi o "eleito" para representar as aspirações de muitos jovens, assim como eu, daquele tempo de 1960. Juntamente com o Pe. Jandir Ferrari (já falecido em acidente). Fui até na missa de 25 anos de sacerdócio, do Pe. Décio, em Rodeio - SC.

Falei com muitos padres redentoristas, pois fiquei um dia a mais neste local de retiro em BH e conclui que há muita semelhança entre estas ordens religiosas dos redentoristas com os salesianos.

Só que o fundador dos Redentoristas, italiano do sul da terra dos romanos, viveu 100 anos antes que Dom Bosco e a visão do mundo, na época era diferente.
Dom Bosco, italiano do norte, viveu em uma época em que a indústria surgia de forma crescente e atuou diretamente com os jovens desamparados pelo capitalismo galopante.
Por isto esta visão do Zeitgeist -Espírito do tempo destes personagens italianos, fundadores de congregações religiosas se complementam e procuram sempre seguir os interesses e orientações de Roma.

Estes dias em Minas Gerais serviram de análise e reflexão existencial e aliado as outras observações históricas em cidades mineiras ampliaram o meu ZEITGEIST.
AGRADEÇO A TODOS PERSONAGENS QUE AMPLIARAM ESTE MEU APRIMORAMENTO.

==================================================================================

Tesser e demais amigos:
Na reunião da casa do Sr. Pedroso, juntamente com o Brasilino (Joinville- SC) afirmei que em virtude
da demora na compra da passagem pelo pessoal de Blumenau, se eu fosse para BH por via áerea compraria passagem via Curitiba, pois tenho planos promocionais de compra em condições bem favoráveis e seria mais conveniente neste local(PR) do que um possível deslocamento até Florianópolis ou Navegantes.

Após a decisão de ir de carro com minha esposa para visitar cidades históricas de MG, entre elas Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Congonhas e Sabará, soube por e-mail enviado pelo Pedroso que tinha sido comprado passagem em meu nome.

Respondi e telefonei para o Pedroso da minha desistência e que poderia ser levado ou passado esta passagem para outro integrante deste movimento exalunial. Ele me falou que iria
uma pessoa de Florianópolis.

Falei com o Brasilino de Joinville, responsável pela União de Joinville e lhe disse que iria de carro até a CONESB/2009 e que infelizmente o pessoal de Blumenau tinha comprado a passagem aérea e que esta deveria ser cancelada, transferida ou passada para outro componente e/ou ex-aluno.
Quando estava de saída do Retiro dos Redentoristas, o Pe. Décio tentou me entregar três blocos de rifas e disse a ele que meu compromisso com as rifas era com o Brasilino de Joinville e não com o Tesser de Ascurra, pois já tinha um compromisso assumido anteriormente.
Mesmo assim, o Pe. Décio me deixou dois blocos e falou que iria comunicar o Tesser.
Fica comunicado, neste espaço, o ocorrido e lamento este impasse e principalmente a
demora na decisão da compra da passagem que foi retardada em mais de 40 dias, em Blumenau, para a decisão final.
Espero que todos tenham um bom encontro em Ascurra neste ano de 2009.
www.laerciobeckhauser.com

Nenhum comentário: